Saudações Baianas!!!
Era meia noite em quase todo o Brasil, porém não na Bahia. "A Bahia tem um jeiiiito..."
E foi assim que 2008 chegou pra mim. Sem relógio no pulso. Sob um céu onde as estrelas despencavam oferecidas e descaradas, distribuindo desejos, sorte e um espetáculo a parte. No banco azul, além da loira de vestido branco com a barra manchada de arco-íris, um polonês deslumbrado com o Brazil, um casal que só se beijava e um vento companheiro que assobiava em braile: "adeus ano velho, feliz ano novo...que tuuuuudo se realize no ano que vai nascer".
Como de costume a frente vinha ele, o mar. Ali, onduloso e impassível, sorrindo de rosto colado com o céu, num horizonte que apenas por alguns segundos, descuidava-se de sua tarefa e, sem perceber, revelava em entrelinhas celestiais tudo o que a existência transborda em conter.
É ano novo no Brasil quase todo, mas na Bahia ainda não. A Bahia é cautelosa, serena e, embora não ande na ponta dos pés, caminha com pés tranquilos, seguros do que lhe cabe executar e do que humildemente cabe-lhe, somente, participar.
Uma hora se passou. Os lábios de quase todos os brasileiros apaixonados já haviam se descolado. Os braços e abraços de ternura por toda a nação tupiniquim já haviam se desentrelaçado...e foi então, que o ano novo fulminou a Bahia.
Entre macumbas, acarajés e tapiocas, Iemanjá suspirou fundo e deu de si o mais belo dos sorrisos. A Bahia - e mudou? - explodiu em festas e festejos de agradecimentos. Ondas puladas, mãos dadas, gargalhadas. Pedidos, esperança, fogos e dança.
2008 chegou na Bahia pleno da energia que veio desde o Chuí. O ano novo chegou naquela terra com calma, porém não atrasado, veio no tempo de um povo que aprendeu que a hora não é a do relógio, é a do corpo, que sente muito calor e, por isso, age mais lento; é a da alma que precisa parar, vez por outra, pra observar e absorver tanta beleza que a cerca; é a da mente, que não tem obrigação nenhuma de sobrecarregar-se, então, aceita seu rítmo.
O rítmo baiano é um rítimo alegre, simples, belo. Um rítmo de vogais abertas, encaixado nos sorrisos largos. Um rítmo exclamativo, que convida, recebe, oferece. Um rítmo dançante, que embala uma celebração constante, já que a vida, por si só, é um todo motivo de festa!
Salve salve a Bahia e o povo Baiano! Que em 2008 aprendamos com eles a respeitar o nosso tempo, admirar a nossa Terra e comemorar cada dia. Já que a vida é bela e a essência do tempo não são os segundos, e sim aquilo que realmente merece vir primeiro!!!
SAT NAM ;)
ps: na Bahia não há horário de verão, e não, não é porque o dia escurece mais tarde. Perguntei para um Baiano o porquê disso e a resposta foi: "ôh moça, é que aqui ninguém liga pra isso não"!!!
ps2: Feliz ano todo...um 2008 incrrrrrrrrível.
Se cuidem e se jogueeeeeeeeemmmmmmm
Um comentário:
ôxeeee... menina arretada!
Se jogou pela Bahia...que delicia!
Que tu-doooo!
beijo nas almas!
Postar um comentário