sexta-feira, outubro 26, 2007

O que vc faria se só te restasse um dia???

Há um tempo a Globo fez uma mini-série sobre o fim do mundo (a Tati fala de matéria da BBC e eu de novelinha! rs), embora eu não lembre absolutamente NADA da trama nem dos atores, lembro absolutamente bem da música tema da abertura, que vem a ser um clássico do Moska (que na época era Paulinho Mosca) e que me fez não só passar a admirar este artista, como também pensar sériamente naquele assunto.
Para quem nunca ouviu a música, ela começa assim "o que vc faria se só te restasse esse dia? Se o mundo fosse acabar, me diz o que vc faria...saia pelado na chuva...entrava de roupa no mar...me diz o que vc faria..." e continuava, falando várias loucuras poderiam ser normalmente cometidas, caso aquele fosse o último dos últimos dias.
Daquele - que não foi último - dia em diante, eu nunca mais fui a mesma. Lembro que depois do primeiro capítulo a gente desceu pra brincar e, nem eu nem todas as outras crianças dos 165 apartamentos daquele prédio em que eu morava conseguíamos parar de pensar naquilo.
Naquele dia não houve brincadeira. Houve alguma coisa perto de uma tentativa de debate onde, na verdade, uma pirralhada falava nada mais nada menos do que achava, o que a tv dizia o que seus pais "sabiam".
No meio do zum-zum-zum e da gritaria toda, percebi um certo desespero coletivo (claro que eu não compreendi isso na hora!) e, como boa "almanaque-abril" que sou, fui em busca de alternativas mais concretas.
Entrei no elevador, apertei o décimo andar, entrei no apto 104 e lancei: é verdade que o mundo vai acabar?
Meu pai, que sempre sabe das coisas já ia começar um discurso científico, qdo minha mãe interrompeu, pedagogicamente falando:
- Não sei minha filha, na verdade ninguém sabe. Os ciêntistas pesquisam, o filósofos estudam...mas a verdade mesmo é que ninguém sabe dizer ao certo se o mundo vai acabar.
Virei de volta para porta, que eu nem tinha fechado, e saí. Porém, ao invés de pegar o elevador e voltar com a resposta da minha mãe polemizando o coreto, entrei na escada de serviço e sentei em qualquer degrau. No escuro.
Fiquei imaginando se seria assim qdo o mundo acabasse. Fiquei imaginando mil coisas, tantas coisas. Fiquei imaginando a terra tremendo, um imensa onda invadindo tudo, o centro do planeta "vomitando", uma guerra mundial. Uma guerra universal, até.
E de repente: lixo! O mundo vai acabar de tanto lixo. Aquilo ficou assim, simples e totalmente óbvio pra mim. Como se eu tivesse descoberto em meia hora de reflexão algo que a humanidade estava tentado desvendar há séculos.
O efeito que a revelação me causou talvez não tenha sido perceptível às pessoas, mas desde aquele dia, desde aquela música do Moska, eu passei a respeitar e amar muito mais a natureza e a me entregar à maioria das minhas loucuras, afinal...o que vc faria se só te restasse esse dia????

SAT NAM ;)

Um comentário:

Anônimo disse...

ah! que delícia seria se esse fosse meu último dia...
aproveitaria essa manhã chuvosa e silenciosa pra sair andando descalça pelas ruas que me levariam até a praia. Lá, eu encararia o mar e respiraria o mais fundo que minha alma me permitisse. Lá, ficaria a ver os navios entrando e saindo ou admirando a sociabilidade dos peixes e dos pássaros. Lá, eu deitaria na areia, fecharia os olhos e escutaria o movimento das ondas se despedindo. Lá, eu olharia para o céu esbranquiçado e tentaria ver através desse mundo. Eu ia querer me elevar de tal maneira jamais vista nesse plano terrestre. Lá, iria deixar tudo pra depois. Haveria depois????